quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Reflexões sobre Posição x Função

 Ontem acabei publicando no Twitter, um material sobre o debate do tema POSIÇÃO X FUNÇÃO. As limitações de caracteres, dificultam a escrita. Pensando nisso, estruturei o thread de tweets em uma publicação no blog.


  Dando prosseguimento à reflexão sobre as principais Funções-Posições existentes no futebol atual, resolvi estruturar a forma como eu vejo as classificações de uma determinada posição / função.

- Quais as funções existentes?
- Principais diferenças entre si?




 Diariamente, quando debatemos sobre futebol, destacamos as individualidades de cada atleta em acordo com suas posições: "O goleiro não foi tão exigido", "O zagueiro estava sem tempo de bola", etc.
 As posições compõem a origem deste debate:

 Para cada posição, existe uma zona teórica dominante (Defesa, Meio, Ataque).
 Quando falamos de uma posição, zona ou função específica, temos que levar em consideração a complexidade e dinamismo do futebol. Nada é fixo, imutável e constante, por exemplo:
  • quando nos referimos à uma zona dominante, não significa que o atleta não possa se movimentar por outras faixas; 
  • quando atribuímos uma função à um determinado atleta, não significa que durante a partida ele não possa exercer outras tarefa. Esta função atribuída, reflete apenas à principal atribuição e responsabilidade identificada durante a observação deste atleta;

Após esta breve introdução, elaboramos a primeira versão de uma tabela, vinculando Posições - Funções - Principais Características - Exemplos de Atletas:

Após a publicação desta tabela no Twitter, no dia 23/01/2018, inúmeros debates e opiniões foram gerados com intuito de aprimorar esta tabela.


  Partindo desta ideia inicial, passei à refletir, sobre como as funções realmente estavam inseridas ao contexto futebolístico. Dentre algumas observações, destaco às seguintes:

 -  As funções podem ser consideradas como o detalhamento de uma determinada Posição, na qual irá refletir sobre a postura dominante de cada atleta;

 - Este detalhamento poder ser aplicado basicamente sob 3 perspectivas: Espaço, Modelo e Indivíduo



  • Função por Espaço: seriam as posições atreladas à um posicionamento/faixa de campo específica. 


  • Exemplo: Meia Esquerda, Meia Interior, Lateral Esquerdo, Zagueiro pela Direita, etc;



  • Função por Modelo: posições vinculadas à uma tarefa específica atribuída pelo treinador, através do Modelo da equipe. 


  • Exemplo: Volante de Recuperador, Volante Distribuidor, Atacante Pivô, Zagueiro Base, etc.



      • Função por Característica Individual: considerando as particularidades de de cada atleta/indivíduo (atributos), durante o exercício de uma determinada função:


      • Exemplo: "Atacante de Mobilidade", "Extrema de Velocidade", "Meia Cadenciador", etc.


      • A imagem abaixo, busca detalhar esta classificação:
        - Espaço (posicionamento e setores)
        - Modelo (funções e atribuições referentes ao modelo da equipe)
        - Indivíduo (características, tomada de decisão e tarefas específicas)


         Essa classificação, auxilia por exemplo, quando diferenciamos um Armador, mais dinâmico (movimentação) de outro mais estático (cadenciador). Apesar de serem semelhantes no Espaço e Modelo, em relação ao Individuo pode haver diferenças na característica do atleta / papel atribuído.



        Após estas reflexões, foi possível detalhar e aprimorar a tabela de funções:
        Esta versão atualizada, foi publicada no Twitter e buscou complementar a versão inicial. 

          A tabela proposta classifica 23 funções, divididas entre 8 posições (considerando híbridos Zag/Vol e Lat/Mei) e 4 zonas (considerando Mista).
          Para complementar, listamos sinônimos existentes para as funções e também buscamos aprofundar nas Fases e Características dominantes.

          Logicamente existem muitas funções semelhantes e que muitas vezes são utilizadas como sinônimos... porém na imagem á seguir, detalhamos quais os critérios utilizados nas diferenciações:


          Por fim, para auxiliar na visualização, elaboramos uma planificação das 23 funções no campo, destacando movimentações com bola (vermelho) e movimentações sem bola (amarelo):


        MENSAGEM FINAL: "Enfim, agradeço a atenção do pessoal que leu e interagiu!
        Agradeço também principalmente o pessoal do grupo, que debateu junto comigo para esclarecer alguns conceitos e me auxiliou em ideias! Lembrando que esse material não é nada acadêmico e serve só para fomentar debates!" (@rafaellomaciel, Twitter).


        REFERÊNCIAS DE ESTUDO:




         - MW Futebol , em especial os colegas Luiz Doering (@lfmdoering) e Camila Aveiro (@camilaaveiro) que auxiliaram muito no debate e sugestões;

         - Artigo: As posições no futebol e suas especificidades. MB Guimarães, GFS Caldas, RC Lima, PB Paoli. 2014. Rev Bras Futebol 2014 jul-dez 07(2): 71-83

         - Artigo: Posição tática ou função tática?. Ricardo Drubscky. 2017. Universidade do Futebol.

        Nenhum comentário:

        Postar um comentário