Um ranking que não considere apenas as últimas temporadas, um ranking que levasse em consideração os títulos da Copa Intercontinental (Mundial) até à Copa Verde (Regional). Um ranking que levasse em consideração também às campanhas das equipes (Vices e Rebaixamentos).
Enfim, um RANKING mais fiel possível à realidade e a história dos clubes brasileiros.
Devido à complexidade do tema, resolvemos, inicialmente publicar o ranking dos 20 clubes da série A 2015, juntamente com os clubes campeões brasileiros que não estão na série A neste ano (Botafogo, Bahia e Guarani).
Segue abaixo o resultado do Ranking:
JUSTIFICATIVAS:
- Não importa se o nome era Taça Rio ou Mundial Fifa, não importa o formato da competição. Em cada época, estas competições eram os mundiais disponíveis entre os clubes. O que importa é o reconhecimento da FIFA.
- Consideramos o Sulamericano de 1948, vencido pelo Vasco como uma Libertadores. Pois é reconhecidamente o precursor do lendário torneio das Américas (reconhecido pela FIFA).
- Para peso de Campeonato Brasileiro, consideramos apenas o Robertão e o atual Brasileirão, conforme Ranking da Placar, definimos que a Taça Brasil é semelhante à Copa do Brasil. (Exemplo: em 1967 e 1968, o Robertão e a Taça Brasil foram disputadas juntamente... Se fossem o mesmo peso, o Palmeiras de 67 foi bicampeão brasileiro no mesmo ano. Isso pode Arnaldo ? No)
- Mesmo estando atualmente extintos, consideramos que os Regionais (Copa Nordeste, Sul-Minas, Rio-São Paulo) possuem um peso levemente superior aos estaduais;
- Estaduais de RJ e SP, devem valer um pouco mais, devido à competitividade ser mais elevada;
- Estaduais MG e RS, pelo fato de existir apenas 2 "Grandes" (Campeões da América) em cada estado, possuem o mesmo peso.
- Demais estaduais possuem peso inferior.
- Campeões brasileiros das séries inferiores possuem peso inferiores aos estaduais;
- Rebaixamentos acabam diminuindo a pontuação das equipes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário