Hoje iremos analisar se as avaliações médias dos clubes (ratings) que eles estabelecem, influenciam ou não diretamente na pontuação das equipes no campeonato brasileiro:

De acordo com o próprio site, eles definem seus ratings da seguinte forma:
"... são considerados os indicadores mais precisos, respeitados e bem conhecidos de desempenho no mundo do futebol. Nossas classificações são usadas atualmente entre os gigantes da mídia, apostas e os clubes de futebol."
"Os ratings são baseados em um único algoritmo estatístico global, calculado ao vivo durante o jogo. Existem mais de 200 estatísticas incluídas no cálculo do rating de um jogador, ponderados de acordo com a sua influência dentro do jogo. Cada evento de importância é levado em conta, com um efeito positivo ou negativo sobre os ratings ponderados em relação à sua área em campo e seu resultado."
Os ratings dos clubes, são baseados nas médias das notas de seus jogadores que atuaram.
Mas será que esta avaliação é certeira ?
Clubes com maiores médias neste quesito, realmente são aqueles que conquistam mais pontos no Brasileirão ?
Para responder estas perguntas, resolvemos analisar os dados dos últimos 4 campeonatos brasileiros (2013, 2014, 2015 e 2016 - até o dia 17/10/2016).
Com base nesta amostragem, conseguimos identificar que o COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO ENTRE OS PONTOS GANHOS E O RATING MÉDIO é de 0,769.
Ou seja, quanto maior for o rating de seus jogadores que atuam, maior será a média do clube, maiores serão as chances de seu time ir bem no campeonato... Falando assim parece óbvio, mas isso só prova que realmente este sistema de avaliação é bastante preciso e pode muito bem ser levado em consideração.
Parabéns WhoScored !
Nenhum comentário:
Postar um comentário