Porém Mauricio Pochettino, o argentino de 45 anos, conseguiu desenvolver uma equipe consolidada, disciplinada teticamente e que possui muitos recursos técnicos. Apesar de não contar com grandes investimentos à cada temporada, os Spurs vem fazendo frente contra os gigantes ricos Manchester City, Manchester United, Liverpool, Chelsea e Arsenal.
Desde que assumiu a equipe na temporada 2014/15, o Tottenham se consolidou no TOP 3 e brigou pelo título até o final nas últimas 2 temporadas.
CURIOSIDADE:
Desde a temporada 2015/16, o Tottenham foi a equipe que mais pontuou nas últimas temporadas (incluindo até a 9º rodada 2017/18):
REPERTÓRIO TÁTICO (QUALITATIVO):
Trata-se de uma das principais qualidades do treinador argentino. Estudioso e extremamente estratégico, ele desenvolveu um vasto repertório tático em suas temporadas à frente do Tottenham.
Veja no estudo abaixo, as principais formações montadas por ele.
Preferência pela 4231 e 3421. Na temporada atual, ele vem trabalhando com maior frequência as linhas de 3 e 5 na defesa.
VOLUME OFENSIVO E SOLIDEZ DEFENSIVA (QUANTITATIVO):
Números da temporada atual (2017/18)
Posse de Bola Média na Temporada: 58%
Além de possuir uma média de posse de bola relativamente alta, o Tottenham acaba criando muitas oportunidades (18), acertando em média 5 finalizações em gol (32%). A média de gols marcados na temporada está em 2,08 por jogo. Os Spurs marcaram gols em 92% dos jogos disputados na temporada e em 75% dos jogos, o Tottenham criou chances de gol com maior expectativa que seu adversário.
Apesar de estar sofrendo poucos gols (0,62), a equipe vem sofrendo um número considerável de finalizações (10), porém trata-se de um número inferior ao criado no ataque.
DESTAQUES INDIVIDUAIS:
- Lloris - Goleiro e capitão da equipe: Excelente capacidade técnica e boa reposição/trabalho com os pés;
- Eriksen - Meia e armador: Excelente bola parada e capacidade de efetuar passes de ruptura. Finalização à longa distância;
- Dele Alli - Meia e driblador: Jovem extremamente habilidoso e driblador. Possui uma boa visão de jogo para efetuar passes. Boa finalização e cabeceio;
- Kane - Centroavante e matador: Bola aérea e senso de posicionamento privilegiado. Aproveita suas oportunidades e auxilia muito na pressão alta no adversário;
ATUAÇÕES RECENTES:
Disciplina tática. Compactação. Muitos fluxos de passe. Participação do goleiro no modelo de jogo.
MÚLTIPLAS FUNÇÕES:
Outra característica da equipe de Pochettino, consiste em ter um elenco recheado de "coringas", ou seja, repleto de jogadores que possam desempenhar mais de uma função.
CONCLUSÃO:
É muito bom assistir aos jogos do Tottenham. A equipe possui muitos mecanismos táticos e jogadores com técnicas refinadas. Nesta temporada, após a estruturação da equipe, Tottenham e Pochettino tem tudo para conquistar um título que a torcida aguarda há tempos. Mas para isso, a equipe tem que melhorar sua parte física (pois sofre frequentemente com lesões) e sua parte mental (para evitar momentos com falta de concentração em situação decisivas ou de muita pressão).
Rafael, possuo algumas dúvidas sobre suas análises. Consegue me passar seu e-mail?
ResponderExcluirObrigado.
Claro amigo.
Excluirrafaellomaciel@gmail.com
Abraço