quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Desdobrando o incrível trabalho de Pochettino no Tottenham - Análise Quantitativa e Qualitativa



 Fazia alguma tempo em que não víamos um Tottenham tão bem consolidado nas primeiras posições da Premier League. Fazia tempo em que não víamos uma equipe apresentar um alto nível (regular) por 3 temporadas consecutivas.
 Porém Mauricio Pochettino, o argentino de 45 anos, conseguiu desenvolver uma equipe consolidada, disciplinada teticamente e que possui muitos recursos técnicos. Apesar de não contar com grandes investimentos à cada temporada, os Spurs vem fazendo frente contra os gigantes ricos Manchester City, Manchester United, Liverpool, Chelsea e Arsenal.




Desde que assumiu a equipe na temporada 2014/15, o Tottenham se consolidou no TOP 3 e brigou pelo título até o final nas últimas 2 temporadas.


CURIOSIDADE:
Desde a temporada 2015/16, o Tottenham foi a equipe que mais pontuou nas últimas temporadas (incluindo até a 9º rodada 2017/18):



REPERTÓRIO TÁTICO (QUALITATIVO):
 Trata-se de uma das principais qualidades do treinador argentino. Estudioso e extremamente estratégico, ele desenvolveu um vasto repertório tático em suas temporadas à frente do Tottenham.
 Veja no estudo abaixo, as principais formações montadas por ele.

Preferência pela 4231 e 3421. Na temporada atual, ele vem trabalhando com maior frequência as linhas de 3 e 5 na defesa.

 VOLUME OFENSIVO E SOLIDEZ DEFENSIVA (QUANTITATIVO):

Números da temporada atual (2017/18)

 Posse de Bola Média na Temporada: 58%

 Além de possuir uma média de posse de bola relativamente alta, o Tottenham acaba criando muitas oportunidades (18), acertando em média 5 finalizações em gol (32%). A média de gols marcados na temporada está em 2,08 por jogo. Os Spurs marcaram gols em 92% dos jogos disputados na temporada e em 75% dos jogos, o Tottenham criou chances de gol com maior expectativa que seu adversário.

 Apesar de estar sofrendo poucos gols (0,62), a equipe vem sofrendo um número considerável de finalizações (10), porém trata-se de um número inferior ao criado no ataque.

DESTAQUES INDIVIDUAIS: 
  •  Lloris - Goleiro e capitão da equipe: Excelente capacidade técnica e boa reposição/trabalho com os pés;

  • Eriksen - Meia e armador: Excelente bola parada e capacidade de efetuar passes de ruptura. Finalização à longa distância;

  • Dele Alli - Meia e driblador: Jovem extremamente habilidoso e driblador. Possui uma boa visão de jogo para efetuar passes. Boa finalização e cabeceio;

  • Kane - Centroavante e matador: Bola aérea e senso de posicionamento privilegiado. Aproveita suas oportunidades e auxilia muito na pressão alta no adversário;

ATUAÇÕES RECENTES: 

Disciplina tática. Compactação. Muitos fluxos de passe. Participação do goleiro no modelo de jogo.




MÚLTIPLAS FUNÇÕES:
 Outra característica da equipe de Pochettino, consiste em ter um elenco recheado de "coringas", ou seja, repleto de jogadores que possam desempenhar mais de uma função.


CONCLUSÃO: 
 É muito bom assistir aos jogos do Tottenham. A equipe possui muitos mecanismos táticos e jogadores com técnicas refinadas. Nesta temporada, após a estruturação da equipe, Tottenham e Pochettino tem tudo para conquistar um título que a torcida aguarda há tempos. Mas para isso, a equipe tem que melhorar sua parte física (pois sofre frequentemente com lesões) e sua parte mental (para evitar momentos com falta de concentração em situação decisivas ou de muita pressão).




2 comentários:

  1. Rafael, possuo algumas dúvidas sobre suas análises. Consegue me passar seu e-mail?
    Obrigado.

    ResponderExcluir