sexta-feira, 12 de junho de 2015

DEFENSORES


No mundo do futebol, grandes promessas nem sempre se tornam craques e atendem as expectativas em torno de seu futebol. Por outro lado, atletas considerados "comuns" muitas vezes demonstram evolução inesperada e acabam por se destacar.

Tendo isto como base, nós do Blog "O ANALISTA DE FUTEBOL" elaboramos uma lista com 20 pratas-da-casa da dupla Gre-nal que surgiram a partir de 2006 até atualmente, e relacionamos a expectativa que existia em seu início de carreia e a situação atual.:

Defensores:

Léo (Zag):

Começou a se destacar pelo Grêmio em 2007, após a lesão do zagueiro Teco. Com excelentes atuações chegou a ser convocado para seleção em março de 2008, na época era observado por clubes europeus e chegou a ser comparado à Beckenbauer. Se transferiu para o Palmeiras devido à uma divida do clube gaúcho com o paulista. Em 2010 se transferiu para o Cruzeiro, demorou para conquistar espaço, mas conquistou à torcida com boas atuações e por ser torcedor declarado do clube. 


Opinião Carlos: Jogador de muito talento, beque à moda antiga que sabe sair jogando, porém ficou bem abaixo do que era esperado. Atualmente é destaque no Cruzeiro Bi-campeão brasileiro, mas para quem era observado por europeus, ficou aquém. 

Opinião Rafa: A técnica e inteligência de Léo fez com que muitos vislumbrassem um zagueiro com potencial de seleção e a nível internacional. Porém em algum momento sua carreira se estagnou e jamais atingiu sequer a metade de todo seu potencial demonstrado em seus primeiros anos de Grêmio.

Renan (Gol):
O goleiro não demorou muito para se destacar, na base já era capitão da Seleção brasileira. Em 2006 virou o goleiro com maior tempo sem levar gols em campeonatos brasileiros com 770 minutos. Renan foi convocado pela primeira vez a seleção brasileira em janeiro de 2007, pelo técnico Dunga. Se transferiu por 5 milhões de euros em 2008 para o Valência da Espanha. Lesões atrapalharam o desenvolvimento de sua carreira, após sucessivos empréstimos e pouco destaque, joga atualmente no Goias, barrou o maior ídolo do clube (Harlei) e assumiu o gol esmeraldino. 


Opinião Carlos: Situação parecida com a do Léo, porém teve destaque no Valência também. Se não fosse as sucessivas lesões, provavelmente seria um goleiro de destaque internacional.

Opinião Rafa: Em 2000, era o goleiro da equipe do Internacional campeão mundial sub-15. Em 2005 era o goleiro e capitão da seleção brasileira sub-20, vice-campeã no mundial da categoria neste ano. Em 2005 jogou algumas partidas no brasileirão pelo Inter, e logo em seus primeiros jogos, defendeu dois pênaltis em duas partidas seguidas (um contra o Figueirense no Beira-Rio e contra o Atlético-PR na Arena da Baixada. 
Em 2006, sendo 3º goleiro reserva do Inter, atuou algumas partidas naquele brasileirão e quebrou o recorde de Taffarel, ficando 795 minutos sem sofrer gols (8 jogos inteiros).
Em 2008 foi vendido para o Valencia por 5 milhões de euros (valor elevado para um goleiro). Neste ano, ele foi o goleiro titular nas Olímpiadas de 2008, onde o Brasil ficou com a prata. (O reserva era Diego Alves).
Atuou como titular incontestável em sua primeira temporada, mas ao fim da temporada sofreu uma grave lesão e foi emprestado ao modesto Xérez. A partir deste momento sua carreia começou à declinar.... Voltou para o Inter em 2010 mas não obtinha boa atuações e agora defende a meta do Goiás. É e sempre será um bom goleiro, porém acreditava que um dia ele seria titular da seleção brasileira... EEEEEEEEERREIIIIIIII

Mario Fernandes(Lat/Zag):

Surgiu em 2009, justamente em um grenal, com a missão de anular Nilmar (na época jogador de seleção), logo nesta primeira partida já se destacou. Além da qualidade demonstrada, também é muito lembrado devido à seus desaparecimentos e principalmente por sua negativa à seleção em 2011. O jogador alegou não estar pronto para vestir a amarelinha. Em 2012 se transferiu para o CSKA da Rússia por 14 milhões de euros e vem se destacando na equipe deste então, chegando a ser novamente convocado para seleção brasileira em 2014. 


Opinião Carlos: Tem muita qualidade e ainda está em desenvolvimento, acredito que ainda se tornará um dos principais defensores do futebol mundial, SE sua personalidade imprevisível não atrapalhar.

Opinião Rafa: Força, Velocidade e Técnica. Me lembro que antes de vir para o Grêmio, ele esteve muito próximo do Inter também, porém o interesse não foi concretizado.
 Um jogador que atua em grande nível nas laterais e de zagueiro, pois possui qualidade de marcação, cabeceio e muita velocidade.
 Mario é um jogador de personalidade e persistência. Ao sair do Grêmio, foi vendido ao CSKA Moscow onde é titular como zagueiro na equipe russa.
 Poderia ter tido mais chances na seleção (talvez se ele não tivesse "rejeitado" uma convocação em 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário