segunda-feira, 28 de setembro de 2015

(ESPECIAL) RANKING DO FUTEBOL BRASILEIRO

 Esta é uma publicação que estamos planejando há tempos, porém acreditamos que agora atingimos o objetivo inicial: "Elaborar um ranking imparcial sobre os principais clubes do Brasil".
 Um ranking que não considere apenas as últimas temporadas, um ranking que levasse em consideração os títulos da Copa Intercontinental (Mundial) até à Copa Verde (Regional). Um ranking que levasse em consideração também às campanhas das equipes (Vices e Rebaixamentos).
 Enfim, um RANKING mais fiel possível à realidade e a história dos clubes brasileiros.
 Devido à complexidade do tema, resolvemos, inicialmente publicar o ranking dos 20 clubes da série A 2015, juntamente com os clubes campeões brasileiros que não estão na série A neste ano (Botafogo, Bahia e Guarani).

 Segue abaixo o resultado do Ranking:


JUSTIFICATIVAS:
 - Não importa se o nome era Taça Rio ou Mundial Fifa, não importa o formato da competição. Em cada época, estas competições eram os mundiais disponíveis entre os clubes. O que importa é o reconhecimento da FIFA.
 - Consideramos o Sulamericano de 1948, vencido pelo Vasco como uma Libertadores. Pois é reconhecidamente o precursor do lendário torneio das Américas (reconhecido pela FIFA).
 - Para peso de Campeonato Brasileiro, consideramos apenas o Robertão e o atual Brasileirão, conforme Ranking da Placar, definimos que a Taça Brasil é semelhante à Copa do Brasil. (Exemplo: em 1967 e 1968, o Robertão e a Taça Brasil foram disputadas juntamente... Se fossem o mesmo peso, o Palmeiras de 67 foi bicampeão brasileiro no mesmo ano. Isso pode Arnaldo ? No)
- Mesmo estando atualmente extintos, consideramos que os Regionais (Copa Nordeste, Sul-Minas, Rio-São Paulo) possuem um peso levemente superior aos estaduais;
- Estaduais de RJ e SP, devem valer um pouco mais, devido à competitividade ser mais elevada;
- Estaduais MG e RS, pelo fato de existir apenas 2 "Grandes" (Campeões da América) em cada estado, possuem o mesmo peso.
- Demais estaduais possuem peso inferior.
- Campeões brasileiros das séries inferiores possuem peso inferiores aos estaduais;
- Rebaixamentos acabam diminuindo a pontuação das equipes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário