terça-feira, 30 de maio de 2017

Como analisar o desempenho de um treinador? A queda de Zago é justificável?

  No Brasil sabemos que a média de permanência de um treinador, nas equipes de elite, é de míseros 5 meses. Mas isso tem alguma explicação ? Será que nossos treinadores não estão "estudando" ou "se atualizando" suficientemente ? O rendimento, ou melhor dizendo, os resultados da equipe são de responsabilidade exclusiva dos treinadores ?
 Estes questionamentos são interessantes para nos fazer refletir sobre a demissão do técnico Antônio Carlos Zago, que durou apenas a média nacional (5 meses) em um dos clubes gigantes do Brasil.

Resultado de imagem para zago inter
(Foto: Infoesporte)



  Mas como avaliar o desempenho de um treinador no Brasil ?

 Não é fácil desvincular a avaliação de um treinador aos resultados, pois logicamente FUTEBOL É RESULTADO, mas somente após esta reflexão poderemos efetuar uma análise mais aprofundada do que simplesmente avaliar que seu treinador perdeu 3 jogos consecutivos. Assim como analisamos uma equipe ou atleta sobre vários aspectos (técnicos, táticos, físicos e anímicos), também devemos ter este tipo de cuidado ao analisar um Treinador.

 Como muito bem observado pelo grande Carlos Guimarães (Link), os treinadores vivem sua carreira sobre uma dúvida cruel: Ganhar jogando mal ou perder jogando bem?
 Creio que podemos resumir da seguinte forma: a equipe deve saber os motivos de uma derrota ou de uma vitória... se uma equipe vence "jogando mal", significa que provavelmente esta equipe não sabe por quê venceu. Geralmente as equipes que buscam (ou pregam esta busca) pelo DESEMPENHO, tendem à ter resultados mais duradouros à médio longo prazo.

Mas isso no faz refletir sobre outra questão: o que é jogar bem ou não? Muitas vezes o que para a imprensa e torcida parece ser um mal desempenho, pode ser um bom rendimento para o treinador... tudo isso depende do fato se a equipe conseguiu desempenhar aquilo que foi treinado durante à semana e isso infelizmente não está ao alcance da mídia e da torcida.

 Com todas estas restrições, venho propôr uma método sistemático para analisar o rendimento de um treinador, levando em considerações vários aspectos, buscando dar subsídios e maiores evidências para responder a pergunta: Como está o desempenho do treinador ?

Segue a proposta (versão inicial que deve ser aperfeiçoada com o tempo):


 Com base neste método proposto, elaboramos como exemplo, a análise do desempenho do Técnico Antônio Carlos Zago no Internacional em 2017:


 Mesmo ainda não tendo atingido o padrão ideal de atuações, é nítido que nos últimos jogos a equipe colorada vem apresentando uma queda em seu desempenho, que acabou impactando nos resultados obtidos.
 O que o Zago impactou nisso tudo ?








Nenhum comentário:

Postar um comentário