quarta-feira, 12 de julho de 2017

Estudo do Desempenho Colorado em 2017 - Quando o Inter vence ?

 O Inter vem oscilando e buscando encontrar seu modelo de jogo ideal e nos últimos 2 jogos a equipe apresentou uma certa evolução neste sentido. Mas afinal, quando o Inter tem mais chances de vencer ?

Resultado de imagem para INTER VS CEARA 2017

 
 Após a vitória do dia 11/07/2017, diante do Ceará no Castelão, o Inter alcançou a marca de 41 jogos na temporada com um aproveitamento de 59%. De certa foram é um número razoável, mas diante da perda do gauchão e inconstância na série B, sabemos que este valor está abaixo da expectativa. 
 Mas além de não estar entregando resultados de acordo com o esperado, o desempenho colorado está longe do ideal (de acordo com o que seu elenco pode entregar). 
 Zago caiu, Guto chegou e a evolução colorada continua em passos pequenos... mas sabendo disso, resolvemos analisar de forma mais profunda, quais fatores influenciam nas vitórias coloradas...

1 - ANÁLISE GERAL - O que mudou com o Guto ?:

 Com a chegada do Guto, o Inter começou à apresentar uma melhor solidez defensiva, principalmente após a entrada de Klaus e a volta de Cuesta. 
 Porém ofensivamente, o Inter vinha apresentando dificuldades em criar chances de gol e acertas finalizações em gol. 


2 - ANÁLISE DETALHADA - Quais índices estão correlacionados com as vitórias ?

 Ter a posse de bola, trocar passes e realizar cruzamentos, estatisticamente não levam o Inter à conseguir mais vitórias. Conforme os dados desta temporada, as chances de vitória aumentam quando o Inter acerta mais chutes em gol!


    3 - ANÁLISE DETALHADA - Quais os índices quando o Inter vence ou perde ?


    4 - ANÁLISE TÁTICA - Importância Tática de Jogadores

     Klaus, Cuesta, Edenilson, D'Ale, Pottker e Nico, foram considerados jogadores chaves desta recente evolução do Inter. A dupla de zaga vem mostrando entrosamento e uma solidez que ainda não vinha sendo apresentada na temporada; Edenilson está dando sustentação para D'Ale atuar mais livre para criar, além de apoiar a ala direita; Nico e Pottker não ficam isolados como centroavantes, se movimentam bastante e buscam espaços no terço final.

    5 - ANÁLISE DETALHADA - Construções Ofensivas

     Considerando os jogos de Pottker com a Ponte Preta neste ano, o trio ofensivo do Inter no 4312 que Guto montou, contempla os jogadores que mais criaram chances de gol na temporada (finalizações ou assistências).
     Proporcionalmente aos minutos jogados, Nico, Juan e D'Ale acabam se destacando.


    6 - ANÁLISE DETALHADA - Padrões dos Gols Marcados

     Arriscando pouco de fora da área, o Inter construiu seus gols na temporada com jogadas iniciando em trocas de passes e terminando com cruzamentos para a área, porém como vimos, apenas CRUZAR mais bolas na área, não irá necessariamente surtir efeitos para conseguir vitórias... então a alternativa é deixar de depender somente de cruzamentos (pois cruzamento faz parte do jogo e não deve ser abolido, somente não deve ser abusado) e encontrar outras alternativas de construção ofensiva. 



    OU SEJA, se o Inter quiser iniciar uma sequência de vitórias, precisa seguir a seguinte receita:
    • Manter solidez defensiva;
    • Sustentação dos volantes para liberar D'Ale na criação;
    • Trabalhar em alternativas de construção ofensiva que permitam aumentar as chances das finalizações certas;
    • Diminuir os passes laterais sem objetivo e a manutenção passiva da posse de bola;
    • Diminuir os cruzamentos sem critérios;




    2 comentários: