1. O que é um analista de desempenho?
Colocando de parte as palavras difíceis, o analista de desempenho no futebol é o membro da equipe
técnica ou do departamento de observação responsável pela análise da própria equipe. À semelhança de um observador técnico que observa os adversários, o analista de desempenho observa a própria equipe, com tarefas variadas.
2. Quais as caraterísticas necessárias para ser um analista de desempenho de sucesso?
O perfeito seria ser bom em tudo, mas o ideal é sermos bons naquilo que nos é proposto fazer.
- Um analista de desempenho, à semelhança do observador técnico, deve ter excelente leitura de jogo, ser bastante paciente para conseguir alcançar a análise que lhe compete, e ser capaz de se manter concentrado por longos períodos de tempo.
- A capacidade do mesmo indivíduo em lidar com tecnologias de informação, como programas destinados à análise desportiva, é outra caraterística que podemos relacionar aos analistas de desempenho.
- Organização é mais uma das capacidades que podemos ter em conta quando procuramos um analista de desempenho.
- Nem todas as pessoas são capazes de lidar com a realidade da mesma forma. Por melhor que seja a capacidade em analisar um jogo, a capacidade de processar toda a informação é igualmente importante.
Apesar do analista fazer a análise a jogos de futebol, tal e qual como faz um observador técnico às equipes adversárias, os relatórios são diferentes. O primeiro procura descobrir o nível exato das capacidades da equipe e o segundo tenta descobrir como joga o adversário, como o explorar e como anular os seus processos.
3. Quais os aspectos que devem ser observados pelo analista de desempenho?
Um treinador deve desenvolver os índices físicos, técnicos, táticos e psicológicos dos seus jogadores. O analista de desempenho deve estudar exatamente os mesmos índices, pois todos eles influenciam no desempenho do jogador.
4. Quais são os cuidados a ter com o tratamento da informação?
À semelhança do observador técnico, o analista de desempenho não deve analisar qualquer coisa que
acontece no jogo, mas analisar aquilo que é realmente importante. Não sou adepto de um funcionário mostrar trabalho. Prefiro muito mais um funcionário cumprir o que a sua tarefa exige. Não vale a pena um analista de desempenho criar um relatório absurdo, com imensas estatísticas como quantas vezes determinado jogador colocou o pé esquerdo no chão, ou qualquer outra análise que não sirva para nada. É bem mais importante que compreenda qual é o real contexto do excerto de jogo que está a analisar e qual é a informação importante a retirar desse contexto. Se pretende analisar o desenvolvimento de determinado princípio, então analisa esse princípio ao longo do jogo invés de tudo o que acontece durante a partida. Vale a pena ter em atenção que se a informação for tratada da forma errada, pode facilmente levar o treinador ao erro, e influenciar o rendimento da equipe de forma negativa.
5. Qual é a informação analisada por um analista de desempenho?
Não será neste espaço que podemos dizer qual é exatamente a informação a ser tratada, nem nenhum
curso de formação pode responder a esta pergunta. Por vezes, o analista de desempenho deve analisar o desenvolvimento de determinado princípio de jogo ao longo da época, outras vezes analisa o rendimento de determinado jogador e qual o potencial deste para o fazer jogar de forma regular. Outras vezes, a sua tarefa é comparar o rendimento da equipe antes e depois de efetuar mudanças, e descobrir qual é a melhor opção entre ambas. Tudo depende daquilo que o treinador pedir, dos contextos que sucedem, das condições de trabalho, da disponibilidade dos vários intervenientes, e por ai adiante.
Fonte: Site Teoria do Futebol.com, por Valter Corrêa
O Analista de Desempenho deve se atentar em pontos relevantes de cada equipe ou de cada jogador individualmente. Com o auxílio de softawares é fácil coletar os índices/scouts da equipe ou do atleta, porém o que fazer com esses dados ou como apresentá-los de maneira fácil e objetiva, é um dos maiores desafios para Analista de Desempenho.
O segredo é utilizar os dados da melhor forma possível, ao fazer isso estaremos transformando os dados em INFORMAÇÕES IMPORTANTES !
É aconselhável que o Analista assista o maior número de partidas de futebol possível: de Sub-15 à Partida de Seleções; de Champions League à Campeonatos Estaduais.
Pranchetas à mão e vamos praticando !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário